DevOps – Powershell DSC – Entendendo os Recursos “Present” e “Absent”

Introdução

O DSC é um novo sistema de gestão no Windows PowerShell, que permite a implantação e o gerenciamento de dados de configuração para serviços de software e o ambiente em que estes serviços são executados de forma simplificada.

Conheça mais lendo o artigo: O que é o PowerShell v4 Desired State Configuration (DSC)? 

Present ou Absent

O Powershell DSC possui uma singularidade na forma de implantar ou remover os recursos de um servidor. Devido sua simplicidade, a forma de escrita de seu script é feita de forma declarativa, ou seja, simplesmente se declara no script, utilizando-se a linguagem do powershell, para garantir que um recurso esteja presente ou ausente de um servidor em que você deseja que uma aplicação esteja funcionando.

Present (Presente): Garante que toda vez que o Powershell DSC consumir o arquivo MOF, identificará se a feature/arquivo/configuração definida no script está disponível no servidor. Caso não esteja, ele irá instalar/configurar/inserir, inclusive os pré-requisitos necessários (desde que as fontes estejam disponíveis para a pesquisa do pré-requisito).

Absent (Ausente): Garante que toda vez que o Powershell DSC consumir o arquivo MOF, identificará se a feature/arquivo/configuração definida no script não está disponível no servidor. Caso esteja, ele irá desinstalar/desconfigurar/remover.

Por exemplo:

Se você necessita que seu servidor Windows Server 2012 tenha o serviço do Internet Information Services e o ASP.NET, simplesmente você escreve um código conforme a tela abaixo.

image

Ou seja, quando o arquivo for executado, o Powershell DSC irá garantir “Present” que as features informadas estejam lá. Se simplesmente trocar de “Present” para “Absent” ele irá garantir que a Feature não esteja presente no servidor.

Maiores Informações

Artigos sobre Powershell DSC – Portal do TechNet Wiki

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s