ALM – Test Manager – Criando um Plano de Testes (End-to-End)

 

Criando um Plano de Testes (Passo a Passo)

– Montagem do Plano de Testes

Inicie seu Test Manager para criar um novo Plano de Testes;

Dê um Nome ao Plano de Testes;

Associe o Plano de Teste a Versão ou Iteração (conforme definido no planejamento);

image   image

– Configuração do Plano de Testes

Vá na em Lab Center à Test Settings:

– Configure os coletores, conforme a necessidade  do time de desenvolvimento para identificar BUGS com as informações coletadas.

image

Verifique as configurações do Plano de Teste:

-Ambientes que serão homologados (Sistemas Operacionais, Bancos de Dados, Navegadores): Nesse passo, é importante que você tenha um laboratório que tenha templates de ambientes, para que a preparação de um ambiente de testes não leve dias e sim horas ou até minutos!

Obs.: Se você desejar que seu Caso de Teste automaticamente assuma as configurações do TCM, deixe a opção  Default habilitada. Cada ambiente é um Ponto de Teste (Test Point).

image

– Crie as Suites de Casos de Testes

Definido em seu Planejamento, crie as Suítes necessárias. Importante salientar o uso de Clones de Suítes e Casos de Testes, para dar velocidade nessa etapa. Isso é feito no contexto de Planejamento. Nesse Caso, iremos definir uma Suíte Estática baseada em Casos de Testes.

image   image

Exemplo:

Suites de Testes Funcionais  e suas subcategorias:

Adequação, que mede o quanto o conjunto de funcionalidades é adequado às necessidades do usuário;

Acurácia (ou precisão) representa a capacidade do software de fornecer resultados precisos ou com a precisão dentro do que foi acordado/solicitado;

Interoperabilidade que trata da maneira como o software interage com outro(s) sistema(s) especificados;

Segurança mede a capacidade do sistema de proteger as informações do usuário e fornecê-las apenas (e sempre) às pessoas autorizadas. Segurança também pode estar dirigida em, processar gerar e armazenar as informações.

Conformidade trata da padronização, politicas e normas de um projeto.

Importante:

Participe das reuniões de alinhamento das demandas para que o Custo de BUG seja reduzido com Casos de Testes mais próximos a realidade do cliente.

image

Lembre-se que dependendo da abordagem da empresa (Escola de Testes de Software), você deverá validar se a implementação do Requisito foi feita com sucesso, mas também validar se o objetivo do negócio foi atendido, e só participando, conhecendo o negócio e entendendo a demanda (feature) você poderá chegar nesse cenário.

image

– Crie seu Caso de Teste

Crie seu caso de teste, baseado no requisito e no negócio e escreva os passos (pode iniciar com passos básicos). Coloque valores de parâmetros com @ para um futuro Record & Play. O Caso de Teste é a ação de execução de um usuário.

image

Relacione seu Caso de Teste ao Requisito (Tests) –> Mude o Status do Caso de Teste para Ready –> Faça isso para todos os Casos de Testes.

image

Abra o Requisito que está associado ao Test Case –> Crie a Tarefa de Testes (Tasks) –> Estipule o tempo de execução (já definido no Planejamento) –> Associe a Tarefa ao Requisito como “Child”

image

Insira as informações de tempo de execução, estado, disciplina, entre outras informações.

image

image image

Observe a hierarquia de Requisitos à Tarefas:

image image

Observe que no Relatório de Overview de Requisitos, o Requisito está com as horas restantes, pontos de testes e resultados de testes prontos para começarem a ser contabilizados. Conforme as tarefas (vinculadas aos requisitos forem sendo concluídas, o percentagem de horas irá ser carregada e as horas remanescentes serão diminuídas.

image

Pronto, agora é só executar os testes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s