Artigo Spotlight – Instalando Entity Framework via NuGet e PowerShell

Artigo original, clique aqui.

Olá Comunidade TechNet Wiki!

Meu nome é Alan Carlos e hoje é dia de Artigo Spotlight!

O artigo em destaque é:

Instalando Entity Framework via NuGet e PowerShell

Autora: Andrielle Azevedo

Esse excelente artigo hospedado no Portal do Technet Wiki, demonstra como instalar o Entity Framework via NuGet.

O que é o Entity Framework?

O Microsoft Entity Framework é uma ferramenta de mapeamento objeto relacional (ORM – Object Relational Management), que permite aos desenvolvedores trabalhar com classes (entidades) que correspondem a tabelas em um banco de dados, tornando transparente o acesso a estes dados e principalmente, eliminando a necessidade de escrever código de banco de dados (SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE) na aplicação. Com o Entity Framework os desenvolvedores manipulam os dados através de classes que são mapeadas com as tabelas do banco de dados, sendo assim, o acesso e manipulação destes dados fica mais simples, pois o desenvolvedor já trabalha naturalmente com objetos, propriedades e coleções no seu desenvolvimento.

A comunicação do Entity Framework com o banco de dados é feita através do ADO.Net Provider, que funciona como um “driver” do banco de dados, normalmente desenvolvido pelo próprio fabricante do banco, ou em alguns casos por um terceiro. Sendo assim, todos os comandos submetidos pelo Entity Framework são “traduzidos” para a linguagem do banco de dados através do seu provider, gerando os comandos SQL mais adequados a cada operação e principalmente, comandos que tenham o máximo de desempenho. Na Figura 1 vemos um diagrama do funcionando do Entity Framework.

O que é o NuGet?

O NuGet é uma extensão do Visual Studio que facilita a adição, atualização e remoção de bibliotecas (implantadas como pacotes) em um projeto do Visual Studio. Um pacote do NuGet é um conjunto de arquivos empacotados em um único arquivo com a extensão .nupkg e usando o formato OPC (Open Packaging Conventions).

Conhecendo mais sobre Powershell.

Quer conhecer mais sobre o Powershell? Acesse esse Guia de Sobrevivência – Powershell e saiba tudo sobre essa poderosa ferramenta de linha de comando da Microsoft para usar em conjunto com o NuGet.

Até a próxima!

Alan Carlos
Technet Wiki Ninja

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s