ALM – DevOps – Monitorando Aplicações .NET com o System Center

Cada vez mais se faz necessário a integração dos times de Desenvolvimento e Operações das empresas para que seja entregue ao cliente final um serviço com qualidade e o mais rápido possível.

E atualmente, na parte de Operações, a Microsoft está cada vez mais integrando seus produtos para ajudar as empresas a desenvolverem com mais qualidade.

No System Center – Operations Manager, você pode monitorar aplicativos Web a partir das perspectivas do servidor e do cliente para obter detalhes sobre o desempenho e a confiabilidade do aplicativo que podem ajudá-lo a identificar as causas principais de incidentes. Quando você especifica as configurações, os tipos de eventos a coletar, as metas de desempenho a medir e quais servidores monitorar, o monitoramento de aplicativos do Operations Manager mostra como os aplicativos baseados na Web são executados. Você pode ver com que frequência um problema ocorre, qual é o desempenho do servidor durante a ocorrência do problema e qual cadeia de eventos relacionada a uma solicitação ou método lento não é confiável. Essas informações são necessárias para parceria com desenvolvedores de software e administradores de banco de dados para ajudar a garantir que os aplicativos sejam executados de forma correta e confiável em níveis ideais.

Etapa 1: Identificar áreas problemáticas Use o Application Advisor para ajudá-lo a priorizar e gerenciar quais eventos de desempenho e exceção abordar. O Application Advisor identifica e lista quais aplicativos estão causando a maioria dos problemas em um ambiente. Esses são os aplicativos que devem ser abordados primeiro porque eles estão causando a maioria das violações de SLA. Se você for responsável por aplicativos, O Application Advisor fornecerá uma visão útil da integridade geral do aplicativo.

Etapa 2: Diagnosticar problemas Use o Application Diagnostics para ajudá-lo a investigar e solucionar problemas de eventos específicos. Você pode exibir as propriedades de eventos, contadores de desempenho, cadeias distribuídas e eventos similares e relacionados para restringir a causa do problema e ajudar a identificar quem deve corrigir o problema. O Application Diagnostics está disponível como um console Web autônomo ou por meio de links nas descrições de Alerta nos consoles do Operations Manager.

E quais os passos para eu conseguir realizar esse monitoramento?

Preparar o ambiente

– Instalar o System Center Operation Manager

No link abaixo há o Guia de Sobreviência do Operation Manager, explanando requisitos, instalação e configuração.

 http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/4935.guia-de-sobrevivencia-system-center-operations-manager-2012-pt-br.aspx

– Instalado o Reports

Como instalar os Relatórios do SCOM.

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh298611.aspx

– Instalando os pacotes de templates para o monitoramento de aplicações

Depois de instalado o SCOM, você deve instalar os requisitos adicionais para um monitoramento efetivo das aplicações, dentre os quais o Reports do SCOM e os templates dos itens:

– Banco de Dados

Instale o Management Pack do SQL Server no SCOM, para monitorar seus servidores de bancos de dados.

MP: http://www.microsoft.com/en-US/download/details.aspx?id=10631

– Sistema Operacional e seus recursos

Já vem instalado por Default no SCOM. Caso não tenha instalado, vá na mídia de instalação do SCOM, no diretório “Management Packs” e procure os MP do Windows Server.

– Internet Information Services

Importe os MP do Internet Information Services, disponíveis no catálogo do SCOM para download.

image

image

– Aplicações .NET

Instale os MP Microsoft.SystemCenter.Apm.Web, Microsoft.SystemCenter.Apm.Web.IIS7, e Microsoft.SystemCenter.Apm.Web.IIS8 que estão disponível na mídia de instalação do SCOM, no diretório “Management Packs”

image

image

image 

– Instale o Agente do SCOM nos servidores que deseja realizar o monitoramento.

Realize um Deploy do Agente do SCOM (caso o servidor não esteja no domínio, será necessário usar um certificado SSL para a comunicação).

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh551142.aspx

– Exemplo de configuração de um monitoramento de um site Web ou alerta de um serviço do Windows

Veja esse exemplo de como configurar passo a passo uma aplicação Web ou Serviço, passos iniciais para depois configurar o monitoramento de um aplicativo .NET. É necessário criar esses serviços e grupos para usar o monitoramento .NET.

https://qualidadeeti.wordpress.com/2014/07/21/alm-devops-scom-monitorar-aplicaes-web-desempenho-disponibilidade-e-executar-aes-de-recuperao/

Configurar o monitoramento de aplicação .NET

Depois dos packs instalados, agentes distribuidos, agora iremos configurar um teste para monitorar uma aplicação Web .NET.

image

image

Em seguida, selecione o componente que deseja monitorar. Esses itens estarão disponíveis, depois que você tiver instalado o MP APM.Web do IIS.

image 

image

Configure opções adicionais como:

– Ativar alertas de exceções

– Ativar alertas de performance

– Exceções para os alertas

– Baseline em porcentagem dos alertas

– Entre outras opções.

image

image

Se desejar, pode se configurar o Client Side no monitoramento.

image

Importante avaliar se sua aplicação é compatível com o Client Side Monitoring. Veja no Blog do time do SCOM os tipos de scripts e testes usados no Client Side.

http://blogs.technet.com/b/momteam/archive/2013/02/08/getting-started-with-client-side-monitoring-in-operations-manager-2012.aspx

Depois de concluído, aguarde as coletas e realize as análises.

Analisando seu aplicativo

Com o monitoramento, há diversas formas de se analisar como:

– Alertas do Painel de Gerenciamento

Através do painel de gerenciamento é possível identificar alertas relacionados a seus aplicativos (Web, Serviços e Processos) que estão em execução. Pode ser avaliado disponibilidade, consumo de recursos, falhas de execução.

image 

– Dashboard dos Bancos de Dados

Compare o consumo dos seus bancos de dados referentes a suas aplicações, processamento, espaço utilizando, crescimento

image

– Relatórios do Operations Manager

image

Deadlocks de Banco de Dados

image

image

Entre outras análises. Espero que gostem, em breve posto mais informações sobre análise de aplicações Web, Serviços e Processos.

Um forte abraço!

Alan Carlos

2 comentários sobre “ALM – DevOps – Monitorando Aplicações .NET com o System Center

  1. Pingback: DEVOPS – Monitorando Aplicações com os Relatórios do System Center | Blog de Qualidade e TI

  2. Pingback: DevOps – System Center – Conhece o AppDiagnostics? | Blog de Qualidade e TI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s