Aniversário do Microsoft Basic

Bom Dia Pessoal!

Estou escrevendo esse artigo em homenagem ao MS-BASIC!

“Às 4h00am do dia 1 de Maio de 1964, na sala de computação do Dartmouth College, o matemático e cientista da computação John Kemeny e o professor de matemática Thomas Kurtz digitaram RUN em seus terminais. Quando ambos receberam as respostas que esperavam, nascia ali a linguagem BASIC.”

 

Thomas-Kurtz-John-Kemeny

Para quem não sabe BASIC significa Beginner’s All-purpose Symbolic Instruction Code (Código de Instruções Simbólicas de Uso Geral para Principiantes) e foi criado com fins didáticos.

Lembro-me como se fosse ontem, quando minha mãe trazia para casa nosso primeiro computador, era um Gradiente Expert XP-800. Ligávamos na televisão, foi pura diversão!!!!

Gradiente_Expert_Brazil

 

promobasic

 

Carregavamos jogos via fita K-7 (acho que tem muita gente que nem sabe o que é isso). Usávamos um comando LOAD para ler a fita, e enquanto lia o jogo, ficava fazendo um barulho igual aqueles MODENS DIAL-UP da USRobotics ou similares. Quando carregava, era alegria geral, pois por diversas vezes dava falha, rsss. Eu e minha irmã deixávamos o computador ligado por dias para não perder o carregamento. Eu era fã do jogo Goonies, achava o máximo!!!!!!

image

image

image

Com esse computador, tive meu primeiro contato, onde comecei a mexer no MS-BASIC, depois no DOS 1.0, e depois para os computadores TK-85, TK-2000, CP-500, XT-8086, AT-286, 386, 486, Intel Pentium, MMX, até os dias de hoje.

Segue abaixo algumas curiosidades e emuladores do BASIC para vocês que tiverem interesse!

Curiosidades:

– Quando o IBM PC foi lançado no início dos anos 80, iniciando a revolução do mercado de computadores, ele também veio com o BASIC embutido no sistema operacional. Em 1985 a Borland lançou o Turbo Basic e a Microsoft lançou o QuickBASIC, uma plataforma para desenvolvimento e compilador para aplicações BASIC.

– Em 1975 a fabricante de microcomputadores MITS lançou o Altair BASIC, que foi desenvolvido pelos programadores Bill Gates e Paul Allen, que pouco tempo atrás haviam fundado a empresa Micro-Soft, além do programador Monte Davidoff.

– O MS-DOS também vinha com o BASIC, e o MS-DOS 6.0 vinha com o QBASIC, baseado no QuickBASIC, e com ele era possível criar aplicações BASIC que podiam rodar em DOS e também no Windows 3.0. O QBASIC também vinha no Windows 95, Windows 98 e Windows Me, deixando de vir no Windows a partir do Windows 2000.

– Em 1991 a Microsoft lançou o Visual Basic, que se tornou a linguagem de macros para o Excel, impulsionando a evolução da linguagem. O Visual Basic 3.0 fez muito sucesso pois facilitou o desenvolvimento de aplicações gráficas para o Windows por profissionais que não eram programadores.

– Em 1996 a Microsoft lançou o VBScript (Visual Basic Scripting) e em 2002 foi lançado o Visual Basic .NET. Atualmente o Visual Studio 2012 suporta o desenvolvimento de VB.NET, além do Visual Basic Express Edition, que é gratuito.

Créditos: Baboo

Links:

– Emulador do MS-BASIC para Windows

– Programando em BASIC

– Blog do Time do Visual Studio Basic

– Blog do Ed Price com o Small Basic

Um abraço!

Alan Carlos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s