System Center – VMM Entendendo Memória Dinâmica e Smarting Paging

 

Introdução

A Microsoft introduziu a partir do Windows Server 2008 R2 SP1 a configuração de memória dinâmica, que permitiu dimensionar o uso de memória mínima e máxima, otimizando assim os recursos de memória do Host de virtualização, pois conforme o uso ou liberação de memória pelo Host ou Virtualizações convidadas, a memória era atribuida para outra VM conforme a necessidade. 

A partir do Windows Server 2012 foi introduzido uma terceira configuração, memória RAM mínima de inicialização, que, como o nome sugere, é a quantidade mínima de memória RAM que pode ser alocada ao iniciar a virtualização.

Quando uma máquina virtual é iniciada, ele pode precisar de uma certa quantidade de memória RAM, a memória RAM de inicialização, para ser capaz de iniciar com sucesso e iniciar os serviços, por exemplo, 01 GB. No entanto, após a VM ter terminado de iniciar, essa quantidade de memória não é mais necessário.

Isto é, quando o valor mínimo de RAM é usada. Isso permite que a memória para ser removida da máquina virtual para o valor mínimo de memória RAM, como o 512 (veja a tela abaixo).

image

  Configurações de memória Hyper-V

Assim, para resumir, esses são os tipos de memória RAM um VM pode usar:

Minimum RAM (RAM mínima) – quantidade mínima de RAM que uma VM pode alocar
Startup RAM (RAM de inicialização) – quantidade de memória RAM que uma VM aloca na inicialização
Maximum RAM (RAM máxima) – quantidade máxima de RAM uma VM pode alocar

Mas a nova capacidade de Startup RAM apresenta um problema potencial. Considere o cenário a seguir em um host que está totalmente utilizado a partir de uma perspectiva de memória.

A VM foi executado por um período de tempo e a quantidade de RAM física alocada é definida para o seu valor mínimo de RAM, 512 MB e memória adicional que lhe foi alocada quando começou (Startup RAM de 1GB) foi feita pelo Hyper-V.
A VM é reiniciada ou o host é reiniciado.
Para reiniciar, a VM precisa novamente de 01 GB de memória para o arranque, mas o Host só tem 512MB disponíveis, neste cenário, o host Hyper-V não tem memória disponível e nenhuma memória pode ser recuperada a partir de outras VMs em execução no host.

Então entra em cena o novo recurso chamado Smart Paging.

image

Esse recurso garante que a virtualização inicie no cenário apresentado, onde é então criado um arquivo temporário no local definido no Smart Paging, e alocado como memória para completar a inicialização da VM. Logo que possível, a memória mapeada em disco é liberada e o arquivo excluído, não passando de 10 minutos de uso.

Cenários exclusivos onde o Smart Paging é usado:

– A VM está sendo reiniciada (também causada pelo reinicio do host).
– Não há memória física disponível no Host.
– Não há memória disponível para ser recuperada  partir de outras VMs em execução no host.

Obs.: O recurso Smart Paging é usado apenas para fornecer restart confiável de VMs e não é usado em qualquer outra circunstância, inclusive se uma máquina está sendo iniciado a partir de estado desligado em vez de ser reiniciado, ou qualquer outro cenário diferenciado.

Dicas:

– Devido a ser usado em disco, o Smart Paging pode comprometer a inicio da VM com uma demora excessiva, pois seu acesso é em disco, então logo que possível, reavalie em seu servidor a inserção de mais recurso de memória;
– Configure o Smart Paging em um local de alto desempenho de I/O de disco como em um disco SAS por exemplo e de preferência em unidades compartilhadas quando for usado em Cluster;
– Avalie cuidadosamente a gestão de memória conforme seu Host e aplicações hospedadas na virtualização;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s