System Center – Dicas – Configurando o Storage QoS em uma Virtualização


CENÁRIO:

Você administra um pool de servidores Hyper-V com o Windows 2012 Server R2 e há virtualizações de produção e homologação hospedadas nesse pool. Foi solicitado a você que otimize o desempenho das virtualizações de produção. Como proceder?

SOLUÇÃO:

Uma das features mais importantes do Hyper-V é o Storage Quality of Service.

O Storage QoS fornece a capacidade de especificar o máximo de entrada/saída de uma operação por segundo (IOPS) para o disco rígido virtual. Um administrador pode configurar a disponibilidade de I/O para um hóspede virtual e esse hóspede pode consumir recursos excessivos de armazenamento, afetando outro hóspede virtual.

Um administrador também pode definir um valor mínimo IOPS. Eles serão notificados quando as IOPS para um disco rígido virtual especificado é abaixo de um limiar que é necessário para seu ótimo desempenho.

Os valores máximos e mínimos são especificados em termos de IOPS onde cada 8 K de dados é contado como um I/O.

Para configurar abra o Gerenciador do Hyper-V e selecione a virtualização de produção. Em seguida clique com o botão direito e vá em propriedades.

image

Vá no disco e selecione a opção Advanced Features habilite a opção Enable Quality of Service Management, depois configure o minimo de IOPS para essa virtualização, conforme sua necessidade.

image

Para você ter uma boa noção de quanto de IOPS será necessário para a virtualização de produção, você pode executar no servidor Host o aplicativo Perfmon e analisar o desempenho do arquivo VHDX para avaliar quantos IOPS ele necessitaria.

image

Abra Performance Monitor e adicione um contador nele.

image

O contador será o de Read Operations/Sec que fica dentro de Hyper-V Virtual Storage Device.

image

image

Observe no contador que a média (average) foi de 131 IOPS no tempo que foi monitorado. Você poderá deixar o monitor coletando e executar as atividades do dia a dia na virtualização para identificar o minimo e máximo de IOPS necessários, tanto em homologação como produção.

image

Com essas informãções, será possível realizar o que o cenário necessita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s