Consultar Grupos de E-mails Utilizados no Exchange Server

Imagine o cenário onde você possui uma enorme lista de grupos de e-mails dos quais você não sabe se os mesmos ainda estão em uso e precisa necessita identificar quais grupos de e-mails podem ser removidos por estarem obsoletos.

Para executar essa atividade é bem simples e requer apenas um comando em Powershell no Exchange Server para executar. Para isso digite o comando abaixo para realizar uma pesquisa e identificar quais os grupos de e-mails que foram utilizados nos últimos 15 dias por exemplo, sabendo-se então que os que não estiverem na lista, serão grupos que não foram acionados nesse período.

Get-MessageTrackingLog -Start (Get-Date).AddDays(-15) -EventID Expand | ft Timestamp,RelatedRecipientAddress -Autosize > ListaMailBoxes15dias.txt

image

image

Esse script ele irá realizar a consulta e demonstrar para ti em um arquivo de bloco de notas TXT para melhor visualização.

Depois na própria linha de comando, digite:

notepad ListaMailBoxes15dias.txt

image

image

Depois compare os grupos que não estão em uso e remova-os caso desejar. Importante salientar que esse período pode ser aumentado e deve ser alinhado com todos os envolvidos e responsáveis da empresa qual será o período determinante para a remoção de um grupo não mais usado.

Até a próxima!

Um abraço.

Alan Carlos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s